segunda-feira, 8 de julho de 2013

POLO UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE TRÊS DE MAIO

Rua Planalto, nº 1600 - Bairro Glória - Três de Maio/RS - CEP 98910-000 Telefone: (55) 3535-8877 e-mail:polouabtresdemaio@gmail.com
Coordenadora: Tânia Beatriz Georgi

Três de Maio, Rio Grande do Sul, Brasil
O Polo Universitário Federal de Três de Maio é uma parceria entre Governo Federal e Governo Municipal, com o objetivo de levar ensino superior público gratuito de qualidade para Três de Maio e região, ofertando cursos de graduação e pós-graduação à distância.


O Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB - é um programa do Ministério da Educação,criado em 2005. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros.
Tendo como base o aprimoramento da educação à distância, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema no município de Três de Maio tem como parceria a esfera federal. 
 
Histórico do Pólo Universitário Federal de
Três de Maio

A instalação do Polo Universitário Federal  de Três de Maio, foi um importante passo para a educação superior na nossa Região. Pois tem como finalidade a democratização do acesso a educação superior, gratuita e de qualidade, e que está acontecendo de forma colaborativa e democrática, com a estreita cooperação entre o Governo Federal e Município de Três de Maio.
O primeiro edital lançado para o sistema Universidade Aberta do Brasil, final de 2005, permitiu a oferta de cursos superiores de instituições federais de ensino superior, os quais foram levados a 300 municípios brasileiros. O município de Três de Maio, apresentou a proposta em abril de 2006 e foi selecionado assinando o acordo de Cooperação Técnica em 30 de junho de 2006, no Palácio do Planalto, Brasília – DF, representada pelo Ministério de Educação e Município de Três de Maio.
Na data de 31 de outubro de 2006, foi publicado no Diário Oficial da União pela Secretaria de Educação à Distância para que no 1º semestre de 2007 pudessem ser ofertados os primeiros cursos.
A primeira Universidade parceira foi a UFSM, e os primeiros cursos oferecidos pelo Polo foram 
  • Agricultura Familiar – UFSM
  • Pedagogia – UFSM
2º Semestre/2007
  • Física – UFSM

      Em Janeiro e Fevereiro/2008, dá-se o início de uma parceria entre Polo Universitário, Município de Três de Maio e Estado do Rio Grande do Sul/Governo Estadual, para viabilizar um espaço físico.
      A primeira aula aconteceu  no dia 17 de março de 2008, com a presença do Prefeito Municipal Altair Francisco Copatti, Secretário de Educação Nilson Roque Weis, representantes da UFSM, dos cursos de Agricultura Familiar e Pedagogia, Coordenadora do Polo Tânia Beatriz Georgi, Tutoras dos cursos e alunos. Marco histórico, para todos os envolvidos neste processo democrático e que vem contribuindo de forma decisiva para a constituição de um diagrama social mais justo. 
   A aula inaugural ocorreu no dia 26 de abril de 2008, proferida pelo Secretário de Educação a Distância Prof° Dr° Carlos Eduardo Bielschovisk, e assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Cientifica e convênio celebrado entre Universidade Federal de Santa Maria e Município de Três de Maio. 
     Atualmente o Polo Universitário Federal de Três de Maio, tem parceria com diversas Universidades Federais, entre as quais, UFSM, UFRGS, FURG e UFPEL oferecendo diversos cursos de graduação e pós-graduação. 
    O curso de pós-graduação a nível de especialização em "Mídias na Educação" é oferecido pela FURG- Universidade Federal de Rio Grande, é a primeira turma no Polo Universitário de Três de Maio, iniciou em agosto de 2012 e se estenderá até agosto de 2014.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário