quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Lista de Orientadores para o TCC da Especialização em Mídias na Educação Polo Universitário Federal de Três de Maio


Lista de Orientadores para o TCC da Especialização em Mídias na Educação
Polo Universitário Federal de Três de Maio


Orientadora: Cibele  Hechel Colares da Costa

Alunas: Ana Luisa Alves Froelich e Neiva Maria Braun Lugoch
Projeto: Gêneros textuais - reflexões sobre o ensino fundamental
Professora Orientadora: Cibele  Hechel Colares da Costa
Projeto realizado numa turma do segundo ano do ensino fundamental, baseado em práticas já realizadas, e outras em desenvolvimento.


Alunas: Adriana Silva  e Adriane Quaresma
Projeto: As mídias impressas e o gênero textual poético promovendo sensibilização no 4º ano do ensino fundamental.

Professora Orientadora: Cibele Hechel Colares da Costa
Seguidamente ouvimos reclamações como essa dos professores e de famílias: “essas crianças não gostam de ler, não sabem apreciar uma poesia!” Nossas inquietações nesse sentido nos impulsionaram a pesquisa, buscando alternativas de como nós, professores que atuamos nos Anos Iniciais na faixa etária de 6 à 10 anos, podemos trabalhar com as mídias impressas e o gênero textual poético, como possibilidade de sensibilização e encantamento que comece no 1º Ano e perpasse para as demais séries. Diante dessa perspectiva, como promover sensibilização através das mídias impressas e do gênero textual poético  em alunos do 4º ano do ensino fundamental?


Alunas: Sirlei Sandra Winkelmann e Andréa Denise Winkler
Projeto: O uso da informática na prática educativa de língua portuguesa no ensino fundamental
Professora Orientadora: Cibele Hechel Colares da Costa
Investigar como os recursos de informática podem contribuir no construir a aprendizagem por meio da criatividade e inovação, envolvendo os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. Schlosser de Boa Vista do Buricá-RS, na utilização dos recursos da informática, possibilitando e ampliando aos estudantes e professores de Língua Portuguesa o acesso ao conhecimento, comunicação e pesquisa.



Orientadora: Denise Leão/Letícia

Alunas: Elisangela Maria Schreiner  e GessiSchiwe de Moura
Projeto: A importância da TV e do vídeo na aprendizagem das crianças no contexto da educação infantil ( 4 a 6 anos) como ferramenta de ensino.
Professora Orientadora: Denise Leão
Realizado através de uma pesquisa teórica e prática pedagógica, o estudo contempla ideias e pensamentos de diferentes autores, assim como uma análise da prática pedagógica,destacando fatos que foram significativos e perceptíveis aos alunos. As mídias se tornaram um fator fundamental na vida da sociedade. Este Trabalho é sobre a importância da TV e do vídeo na aprendizagem das crianças no contexto da educação infantil como ferramenta de ensino. Realizado através de uma pesquisa teórica e prática pedagógica, o estudo contempla ideias e pensamentos de diferentes autores, assim como uma análise da prática pedagógica,destacando fatos que foram significativos e perceptíveis aos alunos. As mídias se tornaram um fator fundamental na vida da sociedade. Com o Objetivo de Investigar os potenciais pedagógicos do uso da TV e vídeo nos processos de ensino e aprendizagem da educação infantil, em uma perspectiva lúdica e prazerosa para os educandos.





Orientador: Marcelo Gobatto

Aluna: Marcia Ines Hartmann
Projeto: Estudo de caso com a turma do 5º ano do Ensino Fundamental
Professor orientador: Marcelo Gobatto
Relacionar o uso das diferentes mídias como o rádio (áudio) e a gravação de imagens (vídeo) e como estes podem servir de  instrumentos favoráveis no despertar do gosto pela leitura envolvendo neste cenário clássicos da literatura infantil, organizando encenações das mesmas, com fantoches e outras formas de teatralização além de criarmos os personagens, os cenários, os figurinos. Pensando todo este envolvimento  em grupos de até 5 componentes, dando aos educandos a liberdade de criação e de trabalho coletivo, proporcionando a eles as orientações e ajustes necessários, para que a avaliação do processo final seja parte do conhecimento adquirido pelos próprios educandos.



Orientadora: Karin Ritter Jelinek

Aluna: Maria Helena Frank  Abran
Projeto: A Inclusão das Mídias Digitais para desenvolver a Cultura Gaúcha na Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Gomes, município de Horizontina com alunos da 5ª série.
Professora orientadora: Karin Ritter Jelinek
Através da utilização da Midias Educativas como máquina fotográfica, filmadora, internet, computador para estudar e desenvolver a cultura gaúcha através de aspectos como poesia, música, dança, lendas, vestimenta, usos e costumes. As atividades incluem pesquisa na comunidade e através da internet, participação de atividades  ligadas a cultura gaúcha na comunidade e no ctg.


Aluno: Douglas Cristiano Rossi
Projeto: Potencializando o processo de ensino e de aprendizagem de Óptica através de recursos multimídia.
Professora Orientadora: Karin Ritter Jelinek
O projeto tem como base o desenvolvimeto de planos de aula que preveem a utilização de recursos multimídia (applets dos portais oficiais do MEC) concomitante com os poucos recursos existentes no laboratório de Física, ou somente a exploração do primeiro citado no laboratório de informática pelos alunos, sendo eles orientados através de heurísticas e, por vezes, somente na sala de aula, explorando os recursos através do uso do computador portátil e projetor mulimídia.


Alunas: Tarlene Iara Runke e Silvane Luciane Hauschildt Cavalli
Projeto: Hidrelétrica Panambi - Instalação de uma Barragem no município de Alecrim , que atingirá Porto Mauá-RS, voltado a realidade local do pequeno município de Porto Mauá que será atingido por uma barragem construida no Rio Uruguai, no vizinho município de Alecrim-RS.
Professora orientadora: Karin Ritter Jelinek
Diante da realidade local onde a escola estadual de educaçaõ básica Almirante Tamandaré está inserida pretendemos, trabalhar a pesquisa envolvendo alunos da segunda série do ensino médio para esclarecer supostas dúvidas e incertezas dos munícipes que serão atingidos, identificando suas angústias diante dos fatos que envolvem a desocupação local. Assim cabe salientar que este projeto será desenvolvido com o uso das mídias, estas com suas tantas contribuições auxiliam e facilitam o trabalho educativo.


Alunas: Chana Miréia Fonseca de Barros e Daniela
Projeto: O uso das Mídias na Educação Infantil como ferramenta de Ensino/Aprendizagem.
Professora orientadora: Karin Ritter Jelinek
Nosso objetivo é: Compreender como as mídias podem ser inclusas nas propostas pedagógicas no contexto de crianças da educação infantil com perspectivas de potencializar os processos de ensino e aprendizagem.


Aluno: Ivo Mai
Projeto: Influência do uso de recursos de informática na aprendizagem da física nos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Ibirubá
Professora Orientadora: Karin Ritter Jelinek
Investigar e implementar a utilização de ferramentas computacionais como recursos didáticos na aplicação da metodologia de projetos na disciplina de Física no tema eletrodinâmica e eletromagnetismo para estudantes do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.


Orientador: Márcio Oliveira
Alunas: Sirlei Perassolo e Ivone Perassolo



Orientador: Paulo Gomes de Sousa Filho
Aluna: Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
Projeto: O processo formativo do professor na modalidade EaD pode influenciar a prática pedagógica criativa desse professor.
Professor orientador: Paulo Gomes de Sousa Filho
Através da elaboração de um projeto de prática ação a ser realizado na Escola Ipê Amarelo, que é uma escola de educação infantil e está situada dentro da Universidade Federal de Santa Maria - ela é uma Escola Federal - em que a maioria dos alunos são filhos de professores e funcionários da Universidade, agora que ela se tornou pública terá um edital de seleção de novos alunos. Dentro desse projeto será utilizado mídias: foto, vídeo e um gênero textual: Crônica de uma forma criativa, pois é essencial no planejamento para a educação infantil. Como também, pode ser trazido o processo formativo do professor/pesquisador (eu) na modalidade a distância, devido eu ter feito minha formação inicial na modalidade EaD e estar fazendo uma especialização nessa modalidade também, descrevendo de como esse processo formativo através de uma ambiente virtual de ensino-aprendizagem, tendo o contato diretamente com recursos tecnológicos, se isso pode modificar a prática desse professor.




Orientadora: Trícia Tamara Boeira do Amaral
Alunas: Alice Kuhn Maldaner e Mara Tariane Mossmann Dick
Projeto: O uso do blog na divulgação de atividades e desenvolvimento das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança.
Professora orientadora: Trícia Tamara Boeira do Amaral
Considerando a importância do uso das mídias na educação infantil como apoio pedagógico, pretendemos no TCC investigar e compreender como o blog pode ser utilizado como recurso pedagógico em uma escola de educação infantil na divulgação de trabalhos e desenvolvimento das crianças (4 meses a 2 anos) das turmas de berçários, a partir de reportagens de jornal, vídeos, fotos, projetos e eventos com a finalidade de a família acompanhar as atividades dos filhos realizados na escola ocorrendo interação entre a escola e família.

Alunas: Rafaelly Schallemberger e Roseli Schallemberger
Projeto: Mídias no ensino de língua inglesa

Professora Orientadora: Trícia Tamara Boeira do Amaral

Nossa ideia central é aplicar duas práticas diferentes em uma mesma turma. Por exemplo, ensinaremos durante três aulas um conteúdo específico para uma turma usando o menos possível os recursos midiáticos. Aplicaremos então uma prova para verificar o desempenho dos alunos. Daremos outras três aulas com outro conteúdo e utilizaremos as mídias. Verificaremos os resultados pelas provas que serão, nos dois casos, orais, auditivas e escritas. Também avaliaremos o envolvimento dos alunos nos dois tipos de aula. Após analisaremos os dados obtidos. Nos basearemos nos métodos de ensino de língua inglesa usados ao longo do tempo, nas mídias e sua evolução e a polêmica do inglês nas escolas, sob a alegação de que a maioria das crianças não  aprende efetivamente.


Aluna: Neidi Viviane K. Fernandes
Projeto: A importância das Historias em Quadrinhos Processo Ensino Aprendizagem ou
 Como a História em Quadrinhos podem ser utilizadas na proposta pedagógica em sala de aula
Professora Orientadora: Trícia Tamara Boeira do Amaral
Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa, em desenvolvimento, sobre o uso das Histórias em Quadrinhos como recursos e linguagens dinamizadores do processo ensino e aprendizagem, com alunos da Educação Infantil do ensino fundamental da rede pública de ensino. Durante minha trajetória acadêmica, tenho observado que os trabalhos realizados com as histórias em quadrinhos são pouco utilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, o que me desperta as seguintes questões: quais os reais motivos e ou fatores que levam os professores a não utilizarem efetivamente este recurso/linguagem em suas práticas escolares? Será possível (re) construir uma aprendizagem significativa – produção textual. Quais caminhos o educando percorre quando tem a oportunidade de vivenciar o uso das histórias em quadrinhos, no que tange à produção textual, como recurso didático e pedagógico para melhoria da aprendizagem?



Alunas: Cátia Grasiela da Silva e Daiany Kipper
Projeto: análise exploratória sobre como a internet tem contribuído para que haja uma grande entrada de neologismos em nossa língua a partir de conversas online de programas de bate-papo privado, no caso, o bate-papo da rede social Facebook.
Professora Orientadora: Trícia Tamara Boeira do Amaral
Queremos com este trabalho observar se os chats estão influenciando negativamente a escrita de textos que necessitam do uso da linguagem formal da Língua Portuguesa. Para tal, usamos conversas de adolescentes do Ensino Médio para verificar a inserção desses neologismos no contexto escolar. Para constituir a estrutura do trabalho, será necessário ir além dos neologismos, discutindo a língua falada na internet, o chamado internetês. Para tratar desse aspecto será preciso discorrer sobre o hipertexto e a hipertextualidade, presentes na junção de texto, som e imagem, além de discussões sobre letramento e gêneros emergentes do meio digital. A neologia tem diferentes modos de classificação. Alves (2007) classifica os neologismos em quatro principais: fonológicos, sintáticos, semânticos e os neologismos por empréstimo. Os resultados apontam para uma grande entrada de criações neológicas em nossa língua e pouca influência da escrita rápida na escrita que deve ser essencialmente correta.


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